Escritório.
Mantê-lo organizado é fundamental não somente por uma questão estética, mas para aproveitarmos melhor nosso tempo e aumentarmos a produtividade. Além de bloquear a criatividade, a desorganização resulta em frustração, queda do rendimento e aumento do estresse.
Algumas dicas para você otimizar seu tempo e sua produtividade:
1. Uma vez por semana faça uma faxina em sua mesa, arquive todos os seus papéis categorizando e organizando em pastas. Jogue os papéis inúteis no lixo.
Retire tudo de cima da mesa.Separe os que são ativos e inativos, por ordem de prioridade ou assunto em pastas devidamente etiquetadas. Arquive e evite empilhar papéis novamente.
2. Evite guardar jornais, revistas e catálogos que não dizem respeito a seu trabalho.
Mantenha um cesto de lixo próximo à sua mesa, assim você evita acumular papéis inúteis.
3. Tenha sempre um bloco de papel sobre a mesa, de preferência próximo ao telefone. Assim facilitará suas anotações.
4. Canetas e lápis devem estar em suportes.
Mantenha sobre a mesa apenas o que você realmente usa e livre-se daquilo que você sabe que não vai usar.
5. Em uma gaveta disponível, acomode seus materiais de escritório.
Você pode usar separadores no interior das gavetas para manter tudo organizado no lugar certo. Utilize um espaço também para acondicionar suas coisas de bolso, suas chaves, celular, carregadores, fones de ouvido, etc.
6. Tenha prateleiras para itens que não usa o tempo inteiro (livros, revistas, vídeos, etc.).
Utilize o princípio da proximidade de acordo com a frequência de uso. Facilite o acesso de materiais e documentos que você usa com maior frequência. Isso ajudará a manter a prateleira organizada.
7. Crie uma caixa de entrada e saída sobre a mesa.
Separe os papéis que precisam de sua atenção dos que devem ser arquivados. Date as correspondências que receber. Crie uma rotina de revisão do conteúdo da caixa diariamente e procure esvaziá-la até o fim do dia. Procure realizar uma tarefa de cada vez, priorizando-as por ordem de urgência e só inicie uma nova tarefa após finalizar a que foi começada.
8. Para evitar o acúmulo de papéis, digitalize seus documentos.
Você ganha em espaço físico e praticidade, mas nunca se esqueça de periodicamente fazer cópias de segurança num pen drive ou em CDs. E, claro, mantenha os documentos organizados no computador, separe-os em pastas de acordo com o assunto de modo que você consiga acessá-los com facilidade.
9. Guarde tudo em organizadores de escritórios, como separadores de arquivos e caixas plásticas.
Os arquivos inativos, ou arquivo morto, podem ser colocados em caixas, separados em pastas devidamente etiquetadas de acordo com o assunto e guardados em uma estante ou armário. Se puder, use apoios laterais para livrar sua mesa do excesso de eletrônicos. Impressoras, scanners, roteadores e o próprio excesso de fios causam poluição visual e atrapalham a criatividade. Use um Cable Box, passa cabo ou mesmo velcro para manter os fios escondidos, ou invista em aparelhos wireless (sem fios).
10. Faça de seu ambiente de trabalho um local agradável. E mantenha-o sempre limpo e organizado. Separe 10 minutos do seu dia para manter tudo arrumado em seu devido lugar e procure manter as coisas organizadas conforme aparecem. Pode não parecer muito, mas se fizer todos os dias, as coisas fluirão na direção certa pra você. Não caia na armadilha do “não tenho tempo pra isso”, você verá que trabalhar num ambiente organizado contribuirá positivamente para uma melhor qualidade de vida, redução de estresse, maior produtividade em menor tempo.
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20 de ago. de 2011
Personal Organizer
Uma pessoa que gosta de tudo organizado e harmonioso.
A vida só funciona bem com essas duas palavrinhas magicas, organização e harmonia. Sendo assim vc encontrará boas dicas nesse blog q foi o que procurei fazer para ajudar as pessoas que como eu só funciona bem desta forma.
A vida só funciona bem com essas duas palavrinhas magicas, organização e harmonia. Sendo assim vc encontrará boas dicas nesse blog q foi o que procurei fazer para ajudar as pessoas que como eu só funciona bem desta forma.
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